TelecentrosRS - Página Inicial

 

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL

PROJETO TELECENTROS RS

Popularização das tecnologias de informação e comunicação

O que é um Telecentro


É um espaço de universalização do acesso aos recursos tecnológicos e de capacitação de pessoas para o uso dos computadores e da Internet, além de se constituir num ambiente de comunicação e informação para uso das comunidades.
Por conceito, o Telecentro tem finalidade social, constituindo um local de livre acesso da população com equipamentos conectados à internet, através dos quais poderá ser disponibilizada uma série de serviços, contando também com uma programação permanente de atividades para atrair o interesse nas possibilidades do mundo virtual e, desta forma, incorporar a mudança cultural nos hábitos da comunidade, fazendo com que a mesma reverta em qualidade de vida.
Um aspecto fundamental da constituição de um Telecentro é a participação da comunidade. Para que a implantação de um Telecentro dê resultado, é necessária a adoção da idéia pela comunidade. A compreensão das possibilidades do projeto, o envolvimento da comunidade em todas as etapas de decisão, enfim, a gestão participativa do Telecentro é a chave para a consolidação do projeto.
Dentro das diretrizes governamentais estabelecidas, os Telecentros constituem elementos que contribuem para a inversão de prioridades, a geração de renda e o combate à exclusão. A alfabetização cibernética é um dos aspectos que fortalecem esta linha de atuação, no momento em que há um processo mundial acelerado que causará um distanciamento cada vez maior entre países centrais e periféricos.

O que é o PROJETO TELECENTROS RS

A criação de Telecentros identifica-se com as discussões efetuadas no Fórum de Desenvolvimento da Informática Gaúcha, o qual vem elaborando desde 1999 uma estratégia que tem na democratização da informação um dos seus pilares. Neste sentido, foram concebidos os projetos Via Pública (Procergs), constituído de pontos de acesso gratuito à Internet, e o Espaço Virtual-Portal (Procergs), quiosque de informação ao cidadão dentro das Universidades. Concomitante, a Secretaria de Estado da Cultura, através da Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com a Procergs, implantou pontos de acesso público à internet na Biblioteca Pública do Estado, na Biblioteca Romano Reif (Bairro IAPI), no Vida Centro Humanístico , na Biblioteca Pública de Caxias do Sul e na Biblioteca Pública Pelotense.
Considerando a enorme gama de aplicações que se abre para este projeto, identificamos a necessidade de articulação entre os vários órgãos governamentais e não-governamentais - Secretarias de Estado, agências de fomento, empresas governamentais, Universidades, iniciativa privada e terceiro setor. Assim, constituiu-se o Grupo de Trabalho TELECENTROS RS, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, que tem por objetivo impulsionar os vários projetos de Telecentros no Rio Grande do Sul. .
:: Topo ::

Por que o PROJETO TELECENTROS RS é importante:

Com a necessidade crescente de inserção da totalidade da população no contexto da nova sociedade informatizada, cujo conceito se amplia para as mais diversificadas aplicações, torna-se imperiosa a ação do Estado para que as fantásticas ferramentas que se apresentam possam ser utilizadas por todas as pessoas, antes que se constituam em mais um instrumento de exclusão social em função de condições econômicas e culturais.
Dentro deste princípio, a Secretaria da Ciência e Tecnologia promove a difusão tecnológica, visando a introdução de uma nova cultura através de quaisquer formas de acesso que possam ser disponibilizadas e com a participação do maior número possível de instituições que se comprometam como parceiras nesta revolução.
O desenvolvimento da Rede TELECENTROS RS, articulando acesso a serviços públicos, às políticas de geração de renda, ao comércio eletrônico e demais processos de gerência de recursos humanos, relacionamento com o cliente e a automação de negócios e, de maneira geral, o acesso à informação aliado à capacidade de produção, de processamento de conhecimento, de interferência nas condições das relações sociais e nas relações entre a sociedade e o Estado, relações que determinam em grande parte as condições de vida dessas populações.
:: Topo ::